segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Declaração de voto apresentada pelo representante do PCTP/MRPP na Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Camarate,Unhos,Apelação.

DECLARAÇÃO DE VOTO SOBRE O ORÇAMENTO

O membro da AF eleito pela lista do PCTP/MRPP vota contra, desde logo, porque a escassa antecedência com que foi distribuído um documento tão importante para a vida e o futuro do povo das novas freguesias agora anexadas, inviabiliza um exame atento, sério e profundo que este orçamento merece.

Para além do mais, este é o primeiro orçamento que pretende consagrar definitivamente a fusão de freguesias, contra a qual nos manifestámos e nos mantemos.

Ignoramos – e trata-se de um dado fundamental escamoteado – se as receitas correntes da rubrica do protocolo de descentralização da CML corresponde à soma das receitas obtidas por esta forma pelas três freguesias agora fundidas.

Mas mesmo que seja assim, esta assembleia teria de ponderar se os efeitos negativos da fusão destas três freguesias podiam ser compensados com um plano de crescimento e de melhores condições de vida e de bem estar para o povo que nelas habita.

Sem prejuízo da nossa posição de fundo sobre a orientação política que enforma este orçamento, cuja discussão séria se pretendeu impedir, e um plano plurianual que esta nova assembleia também se vê impossibilitada de debater, não podemos deixar de evidenciar e denunciar o facto de as despesas correntes com pessoal representarem cerca de 50% de todas as receitas orçamentadas, constituindo mais do dobro das despesas de capital, correspondentes, no essencial, a investimentos ou gastos em bens duradouros e que deviam constituir a base do desenvolvimento e melhoramento das condições de vida nesta autarquia.

Sem comentários:

Enviar um comentário